Interatividade



Interatividade
A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos. O sistema, em função destas ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador. Assim este pode, por exemplo, movimentar-se num ambiente virtual 3D efetuando ações sobre os objetos que o compõem. A simples movimentação do utilizador vai implicar que o sistema gere e atualize as imagens do ambiente virtual correspondentes à nova perspetiva.



Realidade virtual

Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, esta interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.
realidade virtual expandiu-se a várias áreas, como:
  • Jogos e entretenimento
  • Comunicação à distância, com aplicações para a educação
  • Tele-conferência
  • Arquitetura e urbanismo, interação e imersão em espaços arquitetónicos
  • Segurança Pública (Treino de Militares).
  • Tratamento de transtorno do pânico, agorafobia e outras fobias.

Fig. 1 - Luva de dados                                                                 Fig. 2 - HMD (Head-Mounted Display)


Realidade aumentada
A realidade aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderá ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.
A realidade aumentada é um sistema que:
  • ·         combina elementos virtuais com o ambiente real;
  • ·         é interativa e tem processamento em tempo real;
  • ·         é concebida em três dimensões.
Fig. 3 - Pokemon Go, jogo popular de realidade aumentada



Um exemplo da utilização destas novas tecnologias para o ensino

Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
https://prezi.com/9u3idmd6c3jb/o-que-e-interatividade/
Imagens:
https://www.burns-360.com/2017/02/10/2017-digital-marketing-trends-welcome-interactivity/
https://www.technologyreview.com/s/414021/open-source-data-glove/
https://en.wikipedia.org/wiki/Head-mounted_display
https://thenextweb.com/insider/2016/08/19/augmented-reality-love-letter-pokemon-go

Comentários