Multimédia


Definição
“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto,
gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a
informação possa ser representada, armazenada, transmitida e armazenada
sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto,
gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio e animação).”
Fluckiger, 1995 e Chapman, 2000

Classificação dos tipos de media segundo a:

Natureza espaço-temporal

  • Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos;
    • Texto - Sob a forma de fontes tipográficas; fornece grande parte da informação; algumas palavras podem fornecer comandos de navegação
    • Imagem - Grafismos criados em computador ou importados do exterior por scanner, podem substituir ou ajudar a ilustrar as mensagens; torna os interfaces com o utilizador mais agradáveis
  • Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média dinâmico.
    • Áudio - Efeitos sonoros, música, vozes; podem contribuir para um ambiente mais agradável e melhor esclarecimento da mensagem
    • Vídeo - Imagens em movimento, em simulação do real (ex: TV e cinema); podem ser a melhor forma de ilustrar certas situações.
    • Animação - Grafismos (palavras ou imagens) que se movem ou mudam de forma no ecrã; ajudam a tornar os interfaces com o utilizador mais apelativos e esclarecedores.

Origem

  • Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
  • Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Divulgação

Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
  • Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
  • Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD.

Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Multimédia
Apontamentos disponibilizados pela professora Lurde Lopes
http://www.dife.info/index.php/art-design-and-technology/multimedia-production (Imagem)

Comentários