Tipo de Média TEXTO

  A fonte tipográfica é classificada segundo as suas principais características, as serifas. Letras com serifas têm pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras. As famílias sem serifa (sans-serif), também conhecidas como grotescas são o oposto das famílias tipográficas com serifa, ou seja, não possuem os traços e prolongamentos nos hastes da letra.
  A classificação de tipo de letras com serifa e sem serifa é considerado como o principal sistema  de diferenciação de letras. Exemplos de fontes com serifa são a Garamond, Didot, Times New Roman, Bodoni e Caslon e sem serifa são as Frutigier, Futura, Franklin Gothic, Helvetica, Univers e Optima (entre outras).


Fonte bitmapped
A fonte bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.

Fonte escalada
As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspeto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serifa
http://ai-b.blogs.sapo.pt/4330.html
http://www.ninjawp.com.br/classificacao-das-fontes-tipograficas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Fontes_tipográficas
Apontamentos disponiblizados pela professora Lurde Lopes

Comentários