Imagem e cor


Imagem
Imagem significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto. Em grego antigo corresponde ao termo eidosraiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão.
 A teoria de Platão, o idealismo, considerava a ideia da coisa, a sua imagem, como sendo uma projeção da menteAristóteles, pelo contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto real, fundando a teoria do realismo. A controvérsia estava lançada e chegaria aos nossos dias, mantendo-se viva em praticamente todos os domínios do conhecimento.
Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem captada como a criada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação artística, quer como em simples registro fotográficos, na pintura, no desenho e em qualquer outra forma visual de expressão de ideias.
Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos

"Uma imagem vale mais do que 1000 palavras"
A célebre frase "Uma imagem vale mais do que 1000 palavras", que surge bastante no nosso quotidiano, reflete bastante bem a importância da imagem. De facto, através de uma imagem são transmitidas várias informações e expressões que se transmitem com uma maior dificuldade através do texto.

Esta imagem, de Sameer Al-Doumy, mostra perfeitamente o efeito destrutivo dos ataques aéreos na Síria.


Cor
O conceito de cor está associado à perceção, pelo que o sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerado um atributo dos mesmos.
A cor de um objeto depende das características das fontes de luz que o iluminam da reflexão da luz produzida pela sua superfície, das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pela sua superfície, das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos ou de câmaras digitais.

A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina, que são sensíveis ao brilho e não detetam a cor, ou seja, são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferente de cones existentes na retina, estes são sensíveis à cor e portanto aos comprimentos de onda da luz visível.



Como os bastonetes e os cones constituem dois tipos de sensores diferentes que apreendem a intensidade da luz e as diferenças de cor é natural associa-los aos conceitos de luminância e crominância.



Vídeo de vsauce sobre cor e a sua perceção

Webgrafia:
http://adelinus9.blogspot.pt/2016/10/teoria-da-cor-modelo-rgbcmykhsv-e-yuv.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_digital
Apontamentos de Joana Gomes (http://www.resumos.net/aplicacoesinformaticasb.html)

Comentários